Rádio

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Centenário de Carauari Amazonas

100 Anos de Carauari-AM

Jantar do centenário reuniu carauarienses em Manaus

Aproximadamente 80 carauarienses estiveram reunidos no último sábado, dia 27 de agosto, no restaurante O Lenhador, situado à Avenida do Turismo, em Manaus, para comemorar os cem anos de emancipação política daquele município, que ocorrerá em 27 de setembro de 2011.

Entre os convidados estavam filhos ilustres, como o cantor Zezinho Corrêa (Grupo Carrapicho), nascido no seringal Imperatriz, zona rural de Carauari; além dos ex-prefeitos José Pinheiro, e José Alfredo (Prefeito mais novo de Carauari, de 1969 a 1973), e do ex-vice-prefeito Miberwal Jucá, hoje, presidente do Comitê Executivo do Centenário do Município de Carauari em Manaus, além do jornalista da Rádio Boas Novas em Manaus, Johnnys Moura (primeiro jornalista filho de Carauari, profissional e diplomado pelo Uninorte).

Antes do jantar, um dos anfitriões, Miberwal Jucá fez questão de fazer apresentação dos convidados, citando nomes, relatando casos curiosos e, por vezes, engraçados; trazendo à lembrança dos presentes à festa, aquele ar de saudade dos familiares que ainda moram na princesinha do Juruá, como é conhecida Carauari, e, fazendo menção de pessoas que contribuíram para a História da cidade, mas que não estão mais entre nós.

Num dos momentos mais marcantes do encontro, quando foi cantando o Hino de Carauari, os convidados (carauarienses) ficaram de pé, em respeito a um dos maiores símbolos do município (que oficialmente são a Bandeira, o Selo, as Armas, as Cores, e, mesmo não oficialmente, o Hino também é um símbolo).

Após todos, empolgados, cantarem o Hino de Carauari, uma novidade foi anunciada! O Hino do Centenário de Carauari, que ficou impecável na belíssima voz da Cantora Ketlem Nascimento, um dos maiores talentos que esta cidade já teve; chegando, inclusive, a se apresentar em rede Nacional, no programa do Faustão.

Um dos objetivos do jantar, além de fazer parte dos festejos, era reunir os carauarienses que vivem em Manaus, para matar saudades, e, também, levantar recursos para enviar um grupo de jovens atletas carauarienses, residentes na capital, para participar dos festejos do centenário desse município da Região do Rio Juruá, distante de Manaus 780,0 km em linha reta e 1.676,0 km por via fluvial.

“Carauari rumo ao centenário avante vai!”

PROGRAMAÇÃO DO CENTENÁRIO

Fonte: http://carauariemfoco.blogspot.com

No dia 27 de setembro de 2011, Carauari-AM contemplará 100 anos, o primeiro centenário do município. Está sendo preparada uma grande festa de comemoração. Na verdade essa festa já começou, em julho, foi realizada a pré abertura das comemorações com o festival cultural realizado pelas escolas municipais com abordagens à temas do centenário, especialmente sobre o primeiro ciclo da economia do município, com a exploração da borracha; a festa do agricultor.

E ainda em agosto, foi feita uma apresentação cultural feita pelas escolas da rede estadual, também com abordagem a temas do centenário. O Objetivo é possibilitar que um grande número de alunos tanto da rede municipal quanto da rede estadual e toda a comunidade escolar, tenham acesso à riqueza de nossa história cultural ao longo desses 100 anos.


No dia primeiro de setembro será realizada a abertura oficial das comemorações do centenário. Neste ato acontecerá a corrida do fogo simbólico, envolvendo os alunos da rede estadual de ensino e que dará também abertura aos jogos dos centenários.

Nas primeiras semanas do mês do centenário, serão realizadas 03 festas em bairros pólos da cidade. Na programação destas festas está previsto: durante o dia, a presença de todas as secretarias municipais nos bairros realizando o projeto de Ação Cidadã e durante a noite, acontecerão as festas culturais com apresentações culturais de artistas locais e escolhas das rainhas dos bairros que concorrerão à Miss Centenário do município. E na semana do centenário serão realizados os jogos do centenário e 05 dias de festas durante a noite, na praça central do município.

23 de setembro: culto ecumênico de Ações de Graças com apresentações de músicas gospel; e a noite dos visitantes.

24 de setembro: condecoração de 100 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do município ao longo desses 100 anos; o lançamento do livro: Carauari em meus versos e uma apresentação teatral da história de Carauari.

25 e 26 de setembro: será lançado o I Festival da Floresta de Carauari.

27 de setembro: o dia do centenário, terá uma grande festa de comemoração, com um belíssimo show em homenagem à cidade, à sua história e a este povo guerreiro, que desbravou essa história. Neste dia será feita a escolha da miss centenário, premiações e apresentações de bandas musicais locais e regionais.

Como atração nestas comemorações ocorrerá as apresentações dos artistas filhos de Carauari, como Ketlen Nascimento, Zezinho Corrêa e Disuzy (cantora evangélica).

Um dos grandes destaques também será a realização do I Festival da Floresta. O tema foi escolhido por que nós podemos dizer que os 100 anos da história de Carauari, são 100 anos de preservação. Carauari é um município muito rico em recursos naturais, com um grande potencial pesqueiro, madeireiro, uma grande diversidade de animais, de aves; o forte de sua economia sempre foi o extrativismo, a começar com o ciclo da borracha.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Hino de Carauari




Carauari, és brasileira
Terra de minhas razões
Que teus filhos altaneiros
Sejam sempre soberanos
No progresso e na união

O teu sacado sereno
Caprichos do rio juruá
Criação da natureza
Em momentos singular

No verão tuas vazantes
Que se mostram prazenteiras
Desafiam tuas barrancas
Com promessas alvissareiras

Carauari, rio juruá
Terra boa para se cantar
A nossa voz no meio da floresta
Em nossa volta a natureza em festa

Carauari, no amazonas
És beco de tradições
Para tantos que te amam
Nordestinos os teus filhos
Tem raízes no teu chão

Batata vinda do céu
Teu nativo te chamou
Com sua sabedoria
O teu solo abençoou

Carauari, és brasileira
Terra de minhas razões
Que teus filhos altaneiros
Sejam sempre soberanos
No progresso e na união

O teu sacado sereno
Caprichos do rio juruá
Criação da natureza
Em momentos singular

No verão tuas vazantes
Que se mostram prazenteiras
Desafiam tuas barrancas
Com promessas alvissareiras

Carauari, rio juruá
Terra boa para se cantar