"Então a gente da região começou a desanimar o povo de Judá e a atemorizá-lo, para que não continuasse a construção" (Esdras 4.4).
Conforme o decreto de Ciro, os israelitas voltaram a Jerusalém e começaram a reconstruir o templo. Não demorou até que os gentios que moravam na região de Judá começassem a desanimar o povo de Deus, tentando impedir a reconstrução.
Esteja certo disso: Toda vez que você decidir realizar uma obra segundo a vontade de Deus, pessoas próximas a você vão tentar te desanimar.
Assim como fizeram no tempo de Esdras, vão usar diversas estratégias para te parar:
1) Vão se colocar à disposição para "te ajudar". Não entregue, o que Deus deu pra você fazer não pode ser delegado a outro (4.1-3).
2) Vão perturbar você enquanto você trabalha, buscando te desanimar e te fazer desistir (4.4-5);
3) Vão denunciar você às autoridades, inventando mentiras e te acusando de coisas que você não fez (4.6-7).
Esteja preparado para esses três níveis de resistência. Se você quiser realizar algo para o reino de Deus, os adversários vão tentar te impedir de uma dessas maneiras:
a) "te ajudando" - mas se eles te ajudarem depois eles passam a ter o direito de dizer como devem ser as coisas;
b) te desanimando, te perturbando, te distraindo, te contando histórias de quem tentou e não conseguiu, te mostrando alternativas;
c) te denunciando, colocando o poder público ou a opinião pública contra você, plantando mentiras se necessário.
Isso acontece porque servir a Deus significa na verdade deixar de ser "amigo" do mundo (Tiago 4.4). É claro que habitamos no mundo e convivemos harmonicamente com todas as pessoas à nossa volta, desejando de coração o bem para todas elas. Mas quando os valores mundanos se exaltam, o posicionamento cristão não é duvidoso. Mantemos o respeito e a tolerância a qualquer pessoa em qualquer situação, mas a nossa discordância precisa ser clara quando os valores da Palavra de Deus são afrontados pela cultura vigente.
Quando você se converte a Jesus, você passa a entender que Deus é o Único Criador, Senhor e Salvador do Universo, que Ele tem Todo o poder sobre Todos os reinos da terra e que um dia Toda língua O confessara e Todo joelho se dobrará perante Ele. Para quem ama a Deus, isso é maravilhoso! Mas quando o reino do mundo percebe isso, o conflito vem, pois o reino do mundo não quer se submeter ao reino de Deus. O reino do mundo aceita que você tenha uma religião com rituais e formalidades eventuais, mas não aceita que você tenha um Senhor que transforma a sua vida e influencia a cultura a sua volta.
O reino do mundo se levanta em rebeldia contra o reino de Cristo, e tudo faz para evitar que ele seja implantado na terra. Aonde o reino de Deus chega, a Babilônia cai, e junto com ela caem os mercadores corruptos, os exploradores de crianças, os escravizadores de inocentes, os traficantes de almas, os ditadores de pão-e-circo, os assassinos de sonhos, os falsificadores de liberdade e os adoradores de falsos deuses (Apocalipse 14.8).
Temendo perder seu domínio sobre o mundo, o rei da Babilônia age sorrateiramente para destruir o povo de Deus, mas as portas do inferno jamais prevalecerão contra a Igreja do Senhor (Mateus 16.18). Portanto, não tenha medo, nem desanime! Permaneça firme em seu propósito de construir o "templo" - isto é, o reino de Deus - em sua própria vida, em sua família, e em todas as pessoas que você puder influenciar com amor e graça.
Você tem uma grande obra a fazer! Não permita que nada nem ninguém te atrapalhe, nem te desanime.
Deus te abençoe!
Fonte: http://blogdopastortulio.blogspot.com.br/2014/03/esdras-44.html