Rádio

sábado, 5 de setembro de 2020

Amazonas comemora 170 anos de independência em 2020



O estado do Amazonas celebra neste sábado (05), 170 anos de sua elevação à categoria de província, ou seja, independência. Nessa mesma data, em 1850, a antiga capitania de São José do Rio Negro, como era chamado o Amazonas, deixou de pertencer à Província do Grão Pará e se tornou independente.


Foto: https://pimamazonia.com.br/hoje-e-dia-do-amazonas-e-da-amazonia/


Na época do Segundo Reinado no Brasil, de 1840 a 1889, no governo de Dom Pedro II, as grandes divisões administrativas eram chamadas de províncias. Somente com a Proclamação da República, há quase 131 anos, em 15 de novembro, houve a mudança de província para estado.


Um dos nomes mais lembrados no 5 de setembro é o de João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, primeiro presidente da província do Amazonas.

Ele foi uma das pessoas que mais lutou pela independência da região, junto com dom Romualdo Antônio de Seixas, deputado e bispo católico que defendeu por diversas vezes a autonomia em discursos na tribuna da Assembleia Geral do Império.

Outra personalidade da época e apoiador de Tenreiro Aranha foi Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, que prestou grande contribuição à indústria local e do país. Geraldo dos Anjos destaca a importância de se manter viva essa história.

Atualmente o Amazonas possui 62 municípios e uma população de 4.207.714 milhões de habitantes. Em 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas, totalizou no quarto trimestre o valor de R$ 26,884 bilhões.

Desfile cívico

Diferentemente dos anos anteriores, este ano os desfiles cívico e escolar que marcam a data da elevação do Amazonas a província foram cancelados devido a pandemia do provocada pelo novo coronavírus. Além do desfile da Independência, no dia 7 de setembro. A suspensão ocorre em todo o Estado.

De acordo com o Governo do Amazonas e o Ministério da Defesa, a medida foi tomada como forma de prevenção contra o novo coronavírus.

FONTE: https://portalamazonasagora.com.br/provincia-amazonas-comemora-170-anos-de-independencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário