Rádio

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Marcha para Jesus reúne mais de 1 mi de pessoas em Manaus

Manaus - A 19ª edição da Marcha para Jesus em Manaus reuniu aproximadamente 1 milhão de fiéis na tarde deste sábado (9), de acordo com a Polícia Militar, e bateu o recorde de 2011, quando envolveu cerca de 600 mil participantes. Este ano, o grande número de adeptos ao movimento surpreendeu a própria polícia e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

O comandante da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Major Corrêa Júnior, reconheceu que a PM esperava até 700 mil pessoas no evento. “Surpreendeu. No início da marcha, não havia esse número de pessoas, mas durante o trajeto se estabeleceu uma quantidade aproximada a 1 milhão. Apesar disso, não houve alteração”, revelou.

A Manaustrans também foi vítima do número massivo de cristãos no movimento. Antes da marcha, foi divulgado que apenas o sentido bairro-centro da Avenida Djalma Batista seria interditado, mas a via foi completamente tomada pelas pessoas nos dois sentidos, o que gerou transtornos para motoristas desavisados.
 
Foi o caso do projetista de imóveis Carlos Eduardo, 23, que entrou na Avenida pela Rua Maromba e disse não ter visto nenhum agente de trânsito informando os motoristas. “Não sabia desse evento e entrei por aqui. Ninguém me informou nada”, reclamou. A reportagem tentou contato com o diretor presidente da Manaustrans, Coronel Walter Cruz, mas ele esteve inacessível durante o evento.

O presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas, Valdiberto Rocha, declarou que já esperava o aumento no número de participantes da marcha. “Todos os anos a Marcha para Jesus tem 100 mil pessoas a mais que no ano anterior. Pela primeira vez nós tomamos a Djalma Batista nos dois sentidos. Ano a ano o movimento vem crescendo, com pessoas de todos os segmentos. Não são só evangélicos”, observou.

Festa religiosa eclética
 
Desde o início da marcha, na Avenida Japurá, zona sul de Manaus, a animação e os diferentes ritmos no trio elétrico empolgaram a massa evangélica. Funk, rock, rap e até axé animou as milhares pessoas, com melodias atípicas de eventos religiosos, porém com letras que exaltavam a fé.

No percurso até o sambódromo, encontravam-se pessoas de todas as idades, desde crianças de colo ou levadas em carrinhos de bebê até idosos. A variação também era nítida nos estilos. Jovens com camisetas de bandas de rock, usando perucas extravagantes e até grupos estrangeiros eram vistos na passeata.
 
Com a filha, o genro e a neta, a dona de casa Sara Araújo, 53, participa do evento religioso desde a primeira edição em Manaus e hoje prefere aproveitá-lo como um programa familiar. “Devo ter perdido no máximo uns dois ou três. Antes eu vinha perto do trio, mas agora prefiro acompanhar com a família”, disse.
 
Solidariedade e show no sambódromo
 
Durante a passeata, os fiéis colaboraram com doações para as pessoas que foram vítimas da enchente recorde do Rio Negro este ano. Até às 19h deste sábado, a Associação de Inclusão Sócioeducacional do Município contabilizou a arrecadação de aproximadamente 10 mil toneladas de alimentos não perecíveis.

No Sambódromo, destino da marcha, a banda evangélica Diante do Trono iniciou show às 20h para um público que lotou quase por completo o local. O sambódromo tem capacidade para receber 400 mil pessoas no total, incluindo as arquibancadas e a pista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário