Rádio

terça-feira, 21 de junho de 2011

O primeiro homem batizado com o Espírito Santo no Brasil

Todos os assembleianos sabem que a primeira pessoa a receber o batismo com o Espírito Santo no Brasil foi uma mulher, a irmã Celina Albuquerque, que fez parte do grupo pioneiro da então denominada Missão da Fé Apostólica. Mas são poucos os que sabem quem foi o primeiro homem a viver a experiência pentecostal em Belém do Pará.

Pois bem, depois da irmã Celina, ainda duas outras mulheres foram batizadas com o Espírito e falaram em línguas: Maria de Nazaré Cordeiro de Araújo e outra irmã que deduzo ser Isabel L. da Silva, também integrante do primeiro grupo pentecostal. A quarta pessoa foi um paraibano que na época vivia em Belém e era policial militar. Na capital paraense, ele se converteu a Cristo na Igreja Presbiteriana, mas abraçou a fé pentecostal quando a obra ainda estava no início. Seu nome era Manoel Francisco Dubu.

Em 1914, ele retornou à Paraíba e passou a compartilhar a doutrina do batismo pentecostal e dos dons espirituais com os crentes congregacionais e batistas. No ano de 1918, acompanhado por outro paraibano, chamado Galdino Cândido do Nascimento, ele realizou o primeiro culto pentecostal naquele estado.

Em 1935, Manoel Francisco Dubu foi ordenado presbítero pelo conhecido pastor Cícero Canuto de Lima e durante muitos anos exerceu esse ministério na Assembleia de Deus da cidade de Campina Grande, em seu estado natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário